A diferença entre ser um amador e um profissional de games

A diferença entre ser um amador e um profissional de games

Nada contra quem pensa num projeto como passatempo ou hobby, mas se o objetivo do projeto é gerar receita e sustentabilidade financeira, você deve pensar de forma profissional e agir como tal

OK, você já decidiu ser um profissional de games: Está finalizando sua faculdade (ou até já está trabalhando na área), já se sente confortável com suas habilidades técnicas, já pesquisou um pouco sobre o mercado de games e as oportunidades profissionais que ele oferece, e já tem na cabeça idéias para um jogo super inovador que ninguém nunca pensou antes.

Além disso, já sabe qual plataforma e ferramentas que vai usar para desenvolver seu jogo, já pensou no time, já rascunhou até um cronograma de produção e um plano financeiro e já pensou em como aproveitar o tempo entre os estudos e o trabalho. Ótimo! Eu diria que você já tem 5% do que precisa para seu negócio ter sucesso. Só 5%? Sim, e olhe lá! Para um profissional de games, ter à disposição conhecimento técnico, recursos e boas idéias são fundamentais sim, mas não valem nada e serão inúteis se você não tiver o ingrediente secreto para ser um empreendedor de sucesso e fazer com que todos os elementos acima sejam aproveitados: a ATITUDE de um profissional!

O segredo para ser um profissional e não um amador é ter atitude de profissional. Isso pode parecer meio banal ou conversa para boi dormir mas é a pura verdade. As atitudes de um bom profissional é que ditam o espírito do negócio, que motivam os colegas de trabalho, que conquistam a confiança de parceiros de negócio e clientes. Vamos combinar: se estamos falando de negócios, estamos falando em ser profissionais e não amadores.

Infelizmente não existe cartilha com uma lista de atitudes ou “regras de etiqueta”, (até tem umas boas dicas) , mas muitas vezes o bom senso é o mais indicado para todas situações. Mesmo assim, listo abaixo algumas comparações entre atitudes de um amador e de um profissional em diferentes aspectos:

Amador:

1) Se inspira numa idéia para um jogo que teve durante um sonho;

2) Cria o jogo, sem saber se existe mercado para ele;

3) Promove o jogo esporadicamente até se cansar de “fazer marketing”;

4) Só se aproxima e troca informações com outros que também estão performando mal para poder se confortar no fato de que não é o único que está indo mal.

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5) Foca no aperfeiçoamento de disciplinas que gosta mais, por exemplo em design ou programação, em detrimento de áreas que teriam uma aplicação mais importante no momento, por exemplo marketing e planejamento;

6) Busca conhecimento esporádico através de uma ou duas fontes como livros e artigos ao invés de ir a seminários ou vídeo-aulas, por exemplo.

7) Guarda o melhor que tem em termos de conhecimento para si mesmo, como um tesouro, ao invés de compartilhar a informação e melhorar o nível da equipe.

8) Foca em gerar receita e fazer com que os jogadores gastem mais;

9) Enxerga os problemas como obstáculos.

10) Persiste em ter dúvidas quanto ao sucesso: “Será que vai dar certo?”

Profissional:

1) Faz uma pesquisa básica primeiro para determinar as melhores oportunidades para novos jogos;

2) Desenha um jogo que lhe inspira e que atende às oportunidades de mercado identificadas;

3) Faz perguntas desafiadoras como “Como posso aumentar minha receita em 20% ou mais?”

4) Se aproxima, estuda e aprende com aqueles que estão tendo bons resultados;

5) Faz uma análise pessoal de suas fraquezas e investe em aperfeiçoamento nessas áreas;

6) Identifica múltiplas fontes de conhecimento (cursos especializados, mentoria, associações, novas publicações e seminários, etc.)

7) Compartilha insights e conhecimento com a equipe e com outros. Pratica a arte de ensinar.

8) Foco em atender às necessidades e expectativas dos jogadores e criar valor agregado.

9) Enxerga os problemas como oportunidade.

10) Persiste na confiança e pensamento positivo: “O sucesso é inevitável!”

Como você pode observar, as atitudes que diferem amadores de profissionais se apresentam num contexto mais psicológico e de desenvolvimento pessoal que nada tem a ver com capacidade técnica e disponibilidade de recursos materiais. É o pensamento transformado em ações que representam aqueles 95% do caminho que lhe faltam para atingir o sucesso.


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Especialista em marketing e monetização em games e mobile, fundador da Gamebiz e Escola Brasileira de Games.

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