Como montar um estúdio de desenvolvimento de games: Parte 5 – Estrutura

Com a abertura de novos canais de publicação direta e distribuição de conteúdo por download surgiram diversas oportunidades diferentes dos modelos tradicionais conhecidos até então

Hoje é possível produzir com estrutura e custos relativamente inferiores ao mínimo necessário para constituição de uma empresa tradicional. Em outras palavras, existem casos de sucesso desenvolvidos com estrutura mínima, semelhante a produção “de garagem”.

Fazendo um paralelo com a produção de vídeo e a indústria cinematográfica, hoje também a indústria de games tem segmentos e projetos de todos os portes, como a produção independente de um curta-metragem de baixo custo, apenas com a figura do autor, até superproduções milionárias com grandes equipes.

escola-brasileira-de-games-os-melhores-cursos-online-em-negocios

Produtividade e estrutura

Como em qualquer outro empreendimento, os departamentos deverão ser separados da melhor forma para que seja possível conseguir a maior produtividade e integração possível dos colaboradores. Quanto ao imóvel escolhido para instalação da empresa, ele deve oferecer a infraestrutura necessária para a instalação do negócio e, ainda, propiciar o seu crescimento. Dentre os aspectos de infraestrutura que devem ser observados citamos a disponibilidade de internet banda larga, água, gás, eletricidade, rede de esgoto, vias de transportes e de comunicação etc.

Uma alternativa à estrutura fixa e própria, é contratar serviços de escritórios virtuais ou espaços de coworking. Essas empresas oferecem espaço físico, secretária, mobiliário, atendimento telefônico, sala de reunião e serviços de apoio administrativos. Os planos são flexíveis e com mensalidades ou diárias, e os valores variam muito conforme a cidade e a localização do escritório.

Parte 1: Apresentação

Parte 2: Mercado

Parte 3: Localização

Parte 4: Exigências legais e questões jurídicas