Como montar um estúdio de desenvolvimento de games: Parte 3 – Localização da empresa

A escolha da localização da empresa e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento

O local deve oferecer infraestrutura adequada e condições que propiciem o seu desenvolvimento. Dependendo do tipo de game produzido, a localização da empresa ser próxima aos clientes é importante; para outros, que trabalhem apenas a distribuição online, o local da empresa não será tão crítico. A proximidade com fornecedores como músicos, roteiristas e programadores pode facilitar, embora muitos dos serviços possam ser desenvolvidos à distância.

Hoje existem estruturas que são mais flexíveis e se adaptam bem às necessidades da maioria dos pequenos negócios de desenvolvimento de games, como espaços de coworking e aluguel de escritórios completos, por hora ou diária. Qualquer que seja o tipo de imóvel escolhido, é importante observar sua regularização, ventilação e fornecimento de energia e banda larga de internet.

Alguns estados e municípios oferecem isenção ou incentivos tributários. É importante conhecer e considerá-los na definição da localização do empreendimento, pois podem ser um fator decisivo na escolha.

Parte 1: Apresentação

Parte 2: Mercado

Parte 4: Exigências legais e questões jurídicas

Parte 5: Estrutura