Como montar um estúdio de desenvolvimento de games: Parte 3 – Localização da empresa

Como montar um estúdio de desenvolvimento de games: Parte 3 – Localização da empresa

A escolha da localização da empresa e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento

O local deve oferecer infraestrutura adequada e condições que propiciem o seu desenvolvimento. Dependendo do tipo de game produzido, a localização da empresa ser próxima aos clientes é importante; para outros, que trabalhem apenas a distribuição online, o local da empresa não será tão crítico. A proximidade com fornecedores como músicos, roteiristas e programadores pode facilitar, embora muitos dos serviços possam ser desenvolvidos à distância.

Hoje existem estruturas que são mais flexíveis e se adaptam bem às necessidades da maioria dos pequenos negócios de desenvolvimento de games, como espaços de coworking e aluguel de escritórios completos, por hora ou diária. Qualquer que seja o tipo de imóvel escolhido, é importante observar sua regularização, ventilação e fornecimento de energia e banda larga de internet.

Alguns estados e municípios oferecem isenção ou incentivos tributários. É importante conhecer e considerá-los na definição da localização do empreendimento, pois podem ser um fator decisivo na escolha.

Parte 1: Apresentação

Parte 2: Mercado

Parte 4: Exigências legais e questões jurídicas

Parte 5: Estrutura

Parte 6: Funcionários

Parte 7: Equipamentos

Link do guia original criado pelo SEBRAE em parceria com a ABRAGAMES

Download do PDF


Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre: Empreendedorismo

Saiba Mais


A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *