Guia prático para o lançamento de aplicativos

Guia prático para o lançamento de aplicativos

Todos sabemos quanto é difícil desenvolver um aplicativo. E todos sabemos que no momento em que a primeira versão está pronta – o trabalho está apenas começando.

O lançamento de aplicativos poderia ser simples: Lançar nas app stores, começar a colher os frutos e, em pouco tempo, alcançar seus objetivos. Mas, infelizmente, o céu não é perto.

Com mais de 3 milhões de aplicativos disponíveis para downloads, destacar-se dos seus concorrentes torna-se absolutamente vital. Algo parecido mesmo com a Teoria da Revolução: Faça diferente ou você não tem a menor chance. E pensar fora da caixa é refletir em como conseguir o maior número de downloads, atrair tráfego orgânico de qualidade e aumentar as conversões.

Nós já publicamos inúmeros conteúdos sobre estratégias para lançamento de aplicativos e até jogamos uma luz sobre o fato de que algumas não são assim tão caras quanto se pensava. Já dissemos o que deve ser feito ou o que não deve e mesmo sempre precisamos reforçar de que é uma péssima ideia lançar um app sem pensar no Marketing Mobile. Ou ainda acreditar que isso pode ser feito depois, em um futuro próximo.

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As estratégias de lançamento e o Marketing Mobile são tão importantes para o produto quanto cada uma das funcionalidades. Por isso, resolvemos, mais uma vez, criar um post exclusivamente para guiá-lo sobre quais os primeiros passos de uma estratégia de Marketing Mobile. É uma forma de incentivá-lo a focar nisso e nunca deixar para depois.

Guia prático para o lançamento de aplicativos

1.Estabeleça as metas em curso

O que você almeja com o seu aplicativo? É fundamental definir as suas metas estratégicas para depois pensar em como atingir seu público-alvo de modo contínuo. Esse definitivamente é o primeiro passo.

Lembre-se de traçar objetivos realistas, mensuráveis e relevantes. E que estejam  diretamente relacionados à missão do negócio. Cada objetivo alcançado a empresa deve dar um passo em direção a visão.

Alguns exemplos de metas estratégicas:

  • Aumentar o número de downloads orgânico em até 20%;
  • Diminuir as desinstalações em até 30%;
  • Garantir um índice de conversão de mais de 40%;

Uma dica para definir suas metas SMART é  sempre começar a definição dos objetivos com um verbo. E depois, quantificá-los.

2.Defina o plano de ação

Até aqui, as coisas eram mais simples. Agora, começa a complexidade e a beleza do Marketing Mobile. Com as metas e objetivos em mãos, está na hora do que realmente pode ser feito para atingi-los.

Seria interessante se pudéssemos dizer exatamente quais as melhores estratégias para garantir que o seu aplicativo saia arrasando logo no lançamento. No entanto, não existe uma receita de bolo pronta ou uma estratégia genérica de marketing para apps. Cada caso é um caso.

Existem muitas variáveis envolvidas. Essas aqui são algumas delas:

  • Budget
  • Metas
  • Situação do seu app

Como aumentar o número de downloads já no lançamento de aplicativos?

1.Reflita sobre a descoberta

Como os usuários encontrariam seu aplicativo? E por que continuariam usando?

As pessoas gastam em média cerca de 30 horas por mês em aplicativos. Ao lado dos sites e das redes sociais, os aplicativos ocupam uma posição muito importante na vida delas.

Cada dia mais, os profissionais de marketing se dão conta de que uma boa parte das pessoas acessam as stores com o objetivo claro de baixar aplicativos que sejam úteis para suas vidas. E a maioria delas faz isso através da busca orgânica nas apps stores:

53% dos usuários de Android acham os apps através da busca nas apps stores;

Fonte: Roughly Half Of Users Are Finding Apps Via App Store Search, Says Study

40% dos usuários de iOS descobrem na Apple Store;

Fonte: Roughly Half Of Users Are Finding Apps Via App Store Search, Says Study

Para poder desenvolver uma boa estratégia de Marketing Mobile é necessário entender exatamente o que impulsiona o seu público alvo a ir atrás de um aplicativo como o seu.

2.Escolha uma categoria adequada

Conhecendo o seu público-alvo, fica mais evidente qual a melhor categoria para encaixar seu aplicativo. Selecionar corretamente a categoria do app é essencial para atingir seus objetivos com o produto, seja eles quais forem.

Como as categorias foram criadas para organizar os aplicativos dentro das lojas, fica mais fácil para os usuários filtrarem as buscas a partir da função do aplicativo.

Em outras palavras, escolher a categoria adequada aumenta a visibilidade, atrai tráfego qualificado e aumenta consideravelmente o número de conversão.

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3. Selecione as principais palavras-chave

Você já parou para pensar o que faz um aplicativo aparecer em primeiro nas buscas orgânicas?

Fazer com que seu aplicativo seja encontrado na pesquisa do Google Play ou da Apple Store envolve uma série de fatores. Trabalhando corretamente cada um deles, você consegue aumentar as chances de ser descoberto e, consequentemente, aumentar o número de downloads e usuários qualificados.

O processo de ASO é um aliado importante em conseguir aumentar a visibilidade do seu aplicativo. E consequentemente os downloads. Assim como acontece com o SEO aplicado em sites e conteúdo, o ASO identifica as palavras-chave que uma pessoa geralmente usa para fazer uma busca sobre um determinado app.

Escolher cuidadosamente quais são as melhores palavras-chave em ASO para descrever seu aplicativo é inevitável – se você quiser realmente ser encontrado nas App Stores.

4. Defina como atrair o tráfego qualificado

Quanto mais downloads você atrair para o seu app, melhor, certo? Não!!!

Do que adianta conseguir um grande número de downloads e ficar apenas um dia no celular dos seus usuários? A retenção também é uma coisa que precisa ser constantemente trabalhada desde o lançamento.Para garantir um espaço no smartphone do seu público é preciso conquistá-lo. E fazer isso é simplesmente selecionando quem vai encontrar o seu app e como.

Atrair tráfego qualificado é uma grande desafio. Uma das melhores maneiras de selecionar o seu público é investindo em ASO.

Outra é complementar essa estratégia com mídia paga e também estar presente nas diversas mídias sociais como Twitter, Facebook entre outras. Redes sociais são uma excelente oportunidade de ampliar o diálogo entre seu app e seu cliente em potencial.

Esperamos que esse conteúdo tenha ressaltado alguns pontos importantes quando falamos de lançamento do aplicativo. Também mostrado algumas direções (e diretrizes) durante todo esse processo.

Fonte: http://www.rankmyapp.com.br/blog/guia-pratico-do-lancamento-do-aplicativo/


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