Transformando seu app em um negócio de verdade

Transformando seu app em um negócio de verdade

Mesmo desenvolvendo aplicativos por hobby, existem grandes chances de obter retorno sobre o tempo e energia que você investiu

Todo desenvolvedor se depara com diversos desafios e nada mais justo do que ser recompensado por vencê-los. Para maximizar esse retorno é preciso ter em mente que um negócio de verdade necessita de boas estratégias para rentabilizar o seu esforço criativo, seja ele qual for:

Análise de Mercado: Um estudo completo sobre a indústria em que você deseja participar

Observe atentamente: se você espera desenvolver aplicativos de iOS para consumidores asiáticos, pesquise o mercado de apps iOS na Ásia! Parece óbvio, mas é essencial obter um bom entendimento de como o mercado está crescendo ou encolhendo, e quais tipos de aplicativos tem maior demanda dentro do seu mercado-alvo.

Business Category (Portuguese)728x90

Análise Competitiva: Um profundo olhar sobre os seus concorrentes diretos

Se por exemplo você já decidiu desenvolver um app iOS de viagens para os mercados japonês e sul-coreano, sua análise de concorrência incluirá todos os outros apps direcionados a essa gama de clientes. Olhe o que esses aplicativos oferecem, como eles funcionam e como você pode melhorar o seu app para se diferenciar e oferecer um beneficio maior para seus usuários.

Analise Financeira: Divisão de lucros e perdas, incluindo o custo de desenvolvimento do seu app

Se você quer abrir um negócio rentável, precisa saber quanto dinheiro está entrando e saindo. A criação de um plano financeiro também vai ajudar a definir metas para o seu negócio. Muitas pessoas simplesmente optam por contratar um contador para esta parte do planejamento. Esta é certamente uma opção válida, e uma ótima lição para exercitar o pensamento empreendedor: incluir os custos dessa contratação e manutenção dos serviços desse profissional pelo período que for necessário.

Leia também:  Collete: Curta metragem desenvolvido para o game Medal of Honor ganha o Oscar

escola-brasileira-de-games-app

Plano de Negócios: Uma combinação dos itens anteriores

Este é o documento que se apresenta aos investidores ou bancos aos quais você solicitará os recursos para expandir o seu negócio. O seu plano de negócios deve ser tão profundo e abrangente quanto possível nos seguintes aspectos: análise do mercado, análise competitiva, análise financeira, visão geral de todos os obstáculos legais (políticas de privacidade, leis, etc.), e branding (opcional)

Ao planejar cuidadosamente todos os itens acima, você vai economizar uma enorme quantidade de tempo e energia na busca de financiamentos para ampliar o seu negócio. E não se preocupe se ainda não tiver plena certeza de como começar! Existem milhares de modelos e tutoriais gratuitos para a criação de todos os planos acima. Mas lembre-se: quanto mais cedo você buscar essas informações, mais tempo terá para fazer o que realmente gosta!

Conteúdo oferecido por:
STA_PrimaryLogo_Black

 


Pacotes de Cursos da Escola Brasileira de Games

Agrupamos as principais especialidades para que você escolha o seu caminho profissional na área de Jogos Digitais

Saiba mais


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *