O potencial do Twitch para o Marketing

O potencial do Twitch para o Marketing

O Twitch é um dos maiores sites e aplicativos especializados em streaming de vídeo. Lançado em 2011, seu grande diferencial é o foco em transmissões de partidas populares aliados a comentários espirituosos dos seus streamers

Durante seus anos de existência o site cresceu de maneira exponencial, praticamente dobrando de tamanho diversas vezes. Eventualmente o Twitch passou por uma aquisição quase bilionária pela Amazon, e em 2015 a sua audiência durante o “horário nobre” já superou a de diversos canais tradicionais da TV americana, como a CNN e a MTV.

A facilidade de transmissão impulsionou o crescimento da plataforma

O custo de entrada para alguém que queira começar a transmitir no Twitch com equipamentos básicos é relativamente baixo, o que ajudou muito na popularização e surgimento de novos streamers.

escola-brasileira-de-games-udemy-aprenda-algo-novo

Desde o início, os mais populares possuem canais voltados principalmente para transmissão de e-sports, como Dota 2 e League of Legends, e outras competições tradicionais, como o poker.

Com uma câmera de qualidade, uma cadeira confortável e o combo obrigatório de headphone com microfone, qualquer jogador com um nível avançado de habilidade, disposição e carisma pode começar a transmitir.

Skt diferente

Skt diferente – Clipped by sedzz1

Já para os competidores de poker, além destes itens tradicionais, uma das ferramentas mais populares é a versão para desktop do 888 Poker. Disponível tanto para PC quanto para Mac, o software tem sido um dos grandes favoritos entre as estrelas deste nicho do streaming, que conta com personalidades famosas como Dominik Nitsche e Jason Talbot, e oferece algumas das maiores possibilidades de expansão.

Muito do potencial da plataforma ainda não foi explorado

A Amazon vislumbrou na plataforma uma das melhores maneiras de atingir um novo tipo de mercado consumidor com uma segmentação muito mais simples.

Com a declaração do Twitch de que em 2017 a empresa estava prestes a atingir a marca de 10 milhões de usuários ativos diariamente por mais de uma hora e meia e 100 milhões de downloads do aplicativo, a escolha da Amazon está se mostrando cada vez mais acertada e tornando este o momento ideal para utilizar ao máximo a plataforma antes que o custo de propaganda suba.

Como explorar o potencial do Twitch para o Marketing

O colunista Chris Kernst recentemente ofereceu algumas dicas sobre as melhores formas possíveis de explorar o potencial ainda subutilizado do Twitch para o marketing:

1.Identificar os streamers com maior potencial influenciador o mais cedo possível 

Assim como atletas tradicionais, os maiores canais do Twitch oferecem oportunidades de patrocínio que podem e devem ser utilizadas por empresas.

Além de todos os tipos comuns de anúncios com celebridades, como a utilização de roupas e recomendações, o fato do streamer possuir um canal próprio dentro da plataforma ainda permite adicionar diversos anúncios dos produtos da marca e outros tipos de conteúdo patrocinado.

Só é preciso tomar cuidado, como em todo tipo de publicidade, para que o conteúdo do canal e o streamer estejam de acordo com os valores da sua marca.

Anão roqueiro

Anão roqueiro – Clipped by 1Acronos

2.Criar seu próprio conteúdo

Outra tática possível de ser utilizada é criar o próprio conteúdo para exibição na plataforma.

Apesar do claro foco em streamings esportivos, a última atualização do Twitch trouxe o recurso “IRL”. Ele expande as possibilidades de transmissão para muito além dos jogos e possibilita o surgimento de novos tipos de conteúdo e estrelas da transmissão.

Isto permite que empresas que estejam atentas possam ser as primeiras a desenvolver e impulsionar ambos, tanto programações quanto novos streamers, em um novo mercado com uma competição relativamente baixa quando comparada aos mais avançados.

3.Focar na próxima geração

Além de identificar ou criar e desenvolver os seus próprios talentos também é possível trabalhar diretamente com o Twitch para escolher quais produtos oferecidos pela equipe deles podem se encaixar no que você e sua marca querem.

A plataforma oferece diversas possibilidades para publicidade, incluindo publicidade nativa, e dependendo do orçamento disponível a possibilidade de encontrar ou até mesmo ajudar a criar algo que esteja alinhado com uma nova campanha é muito alta.

“Ainda estamos no começo”

O Twitch ainda é pequeno se comparado as grandes plataformas como o YouTube e o Facebook, mas tem crescido de maneira constante e todos os sinais indicam que ele continuará apresentando dados favoráveis nos próximos anos. Por estar nesta fase promissora, a plataforma oferece uma excelente oportunidade para investimento em novas campanhas de publicidade.


Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre: Marketing

Saiba Mais


A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *