Pesquisa Game Brasil 2020: Mobile (Celular/Smartphone e Tablet)

Pesquisa Game Brasil 2020: Mobile (Celular/Smartphone e Tablet)

A Pesquisa Game Brasil 2020 é a nova leitura de campo que traça o perfil do gamer brasileiro, e contou com o reforço de outros profissionais do mercado e da academia

Nesta 7ª edição, o Sioux Group através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research trazem o cenário atual do mercado de games com diversas abordagens dos hábitos de consumo nas principais plataformas de jogos e com diversos cruzamentos e análises comparativas.

escola-brasileira-de-games-Pesquisa Game Brasil 2020-sistema-mobile

Breve análise:

– Se o seu objetivo é atingir o público predominantemente de baixa renda, essa é a maior e principal porta de entrada. Mias de 30% da faixa que compreende as classes C,D e E faz uso da plataforma mobile para jogar.  Mas o seu produto/serviço deve ser adequado a aos aparelhos de entrada, com menos recursos e poder de processamento.

– Aparelhos Android podem gerar muito mais volume de instalações e posteriormente de consumo, já que mais de 80% do público pesquisado tem aparelhos com esse sistema. Existe a possibilidade de se testar segmentação de público, features, e diferentes faixas de preços para jogos com microtransações.

– Além de jogar é de se imaginar que este público realiza diversas outras atividades no em seus dispositivos. Facilitar essas atividades, ou mesmo usar esse contexto dentro de um jogo ou aplicativo é uma forma de aproveitar a familiaridade do público com a tecnologia. Por exemplo: mais de 70% dos pesquisados afirma compartilhar e baixar arquivos de imagem, video e música. Um jogo que possibilita essa troca de arquivos vai ser muito mais bem explorado pelos jogadores, ou mesmo um novo produto ou serviço digital que tiver essas funções muito simples de se utilizar tem um potencial enorme para conquistar esse público.

– Mesmo jogando em plataforma móveis mais de 90% desse público joga em casa, seja pela insegurança de jogar na rua ou pela qualidade de conexão. Saber que o jogador vai estar em casa quando abrir o jogo abre oportunidade para explorar o ambiente doméstico com tecnologias VR ou realidade aumentada.

E aí, o que você achou? Gostaria de oferecer o seu ponto de vista? Deixe o seu comentário!

Confira a próxima parte: Computador (PC)


Você pode conferir análises sobre pequisas anteriores aqui: 

Pequisas e Dados sobre o Mercado de Games: http://escolabrasileiradegames.com.br/category/blog/pesquisas-dados-de-mercado

PGB17:  http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/pesquisa-game-brasil-2017-comportamento-consumo-tendencias

PGB18:  http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/pesquisa-game-brasil-2018-comportamento-consumo-tendencias-gamer

PGB2020 – Introdução: http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/pesquisa-game-brasil-2020-comportamento-consumo-e-tendencias-do-gamer-brasileiro

Você pode baixar a PGB20 completa aqui: https://www.pesquisagamebrasil.com.br/pt/pesquisa-game-brasil-2020/


Cursos com desconto: Introdução à Produção e Desenvolvimento de Games

Dicas para aprender sobre: Programação pra Games do Básico ao Avançado 

Em promoção: Jogos 3D – Modelagem, Texturização e Animação 

escola-brasileira-de-games-udeny-gamedev

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *